Drivers da Nvidia ou ATI sem complicações no K/Ubuntu.

22 03 2007

ATI & NVDIAO Envy (um tracadilho com a palavra “Nvidia” em Italiano) é um Script via linha de comando escrito em Python por Alberto Milone (o já famoso tseliot do Fórum do Ubuntu em Inglês; famoso pelo tópico sobre o Driver de Vídeo das placas Nvidia).

O Envy através desse script procura no site da ATI e Nvidia por drivers mais recentes e estáveis , para placas consideradas legacy, isso tudo sem complicacão alguma basta fazer a instalação do programa e o resto é bem intuitivo.


No blog do Alberto nós temos 2 versões do Envy estável (stable) e instável (unstable), baixaremos a estável (stable), mas antes de comerçarmos a brincadeira vamos entender mais tecnicamente o que esse tal script de nome Evny faz:

* Verifica se o seu sistema possui todos os pacotes necessários para rodar o instalador do Driver da Placa de Vídeo.
* Instalará apenas o Driver suportado por sua placa de Vídeo (no caso das Placas Nvidia, existem 3 séries de Drivers: os 97XX, os novos Legacy 96XX, e os legacy 71XX. O Envy tentará detectar o Modelo da sua placa de Vídeo e instalará o respectivo Driver mais apropriado para ela. Se a Detecção falhar, o Envy questionará você se gostaria de instalar uma versão diferente).
* Baixa, compila e instala o Driver mais recente para sua placa de Vídeo Nvidia ou ATI (os Drivers são baixados dos sites da Nvidia e ATI, portanto é bom saber sobre possíveis problemas envolvendo cada versão do Driver em questão antes de culpar o Envy se algo der errado).

Agora já conhecemos o Evny e sua caracteristicas positivas vamos a instalação:

Obs. É necessário que os repositórios Universe e Multiverse Oficiais do Ubuntu estejam ativos e também você deve estar conectado a Internet para que tudo funcione coretamente.

Acesse diretamente a página do projeto: Aqui, ou o Blog do Autor Aqui e procure baixar a versão mais recente e estável do Envy. Lá você encotrará um arquivo .deb (o executável do Ubuntu). Serve para as versões 6.06 (32 e 64bits) e 6.10 da família Ubuntu, as versões PPC não são suportadas!

Instale o pacote baixado clicando duas vezes sobre ele. Se preferir o terminal, vá até o diretório em que baixou o Envy digite:

$ sudo dpkg -i nome_da_versão_do_envy.deb

Feche a sua sessão ou outras que possam estar abertas e use a seguinte combinação de teclas: CTRL+ALT+F1

Com isso você será levado a uma tela preta do terminal que vai tomar toda a área do seu monitor. É necessário fazer um novo Login.

Digite então: envy + ENTER

Escolha Instalar ou Desinstalar o Driver da Nvidia ou ATI da Interface em modo texto. Daí em diante é só aguardar o término de todo o processo. Fique atento ao final do processo, geralmente é perguntado se você gostaria de configurar o Xorg automaticamente e ele já retorna ao modo gráfico se tudo correu bem.

Algumas considerações!

* E se deu errado e eu perdi a minha parte gráfica?
Calma, não se desespere! Você não perdeu seus dados e nem o seu sistema. Volte a executar o Envy mas desta vez escolha a opção de retirar o Driver! Tudo deve voltar ao normal.

* E se o Ubuntu resolver atualizar o Xorg ou o Kernel?
* O que vai acontecer?
Você perderá a parte gráfica do sistema! Mas calma, você nem vai precisar tomar tranqüilizantes! Lingua Basta repetir o processo de instalação do Envy. Como você não terá à parte gráfica, você será automaticamente levado ao terminal, daí é só executar o Envy. Pode confiar que funciona, eu esperei uma atualização dessas para ver se tudo voltava ao normal repetindo o processo. Só então resolvi postar essa dica!


Ações

Information

2 responses

9 08 2007
Rodrigo

Parabens! otimo artigo!

11 11 2008
Zimri

Good for people to know.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: