Diet, Light ou Zero?

20 07 2007

A indústria de alimentos sempre “tira uma nova carta da manga” na busca de novos recursos para o consumidor que deseja fazer dieta sem perder o sabor. Na realidade o objetivo quase que principal nessa proposta não é o nosso bem estar e sim o lucro que eles ganham com mudanças quase que insignificantes em determinados produtos, já que os mesmos já estão “batidos” no mercado, lançando “modinhas“, as quais nóis cosumidores acabamos aderindo até mesmo sem perceber, só por acreditarmos serem produtos mais saudáveis.

Já tivemos a moda dos alimentos diet , light e agora, entramos na “era zero“. O grande poblema é que as indústrias não lançam as informações com a mesma velocidade que os produtos e nóis consumidores ficamos perdidos na hora da escolha. Abaixo vamos interder não de maneira muito tecnica a diferença entre essas 3 palavras diet, light e a mais novas de todas zero.


Diet: São aqueles alimentos nos quais são retirados um dos componentes nutricionais. Normalmente refere-se ao açucar, mas pode ser proteínas. O fato de ser diet não que o alimento tenha menos kilocalorias. Por exemplo, o chocolate diet não têm açúcar, mais tem muita gordura e, portanto, muitas kilocalorias. Já a gelatina diet, não tem açúcar e como não tem outros nutrientes em qualidade significativa, acaba tendo pouquíssimas kilocalorias.

Light: Devem ter redução de no mínimo 25% de algum nutriente fornecedor de kilocalorias. Com isso, esses alimentos têm menos kilocalorias que a versão original. Pode ter açúcar, portanto não deve ser consumido pelos diabéticos.

Zero: São aqueles alimentos que tem isenção de açúcar, gordura ou outro nutriente. Normalmente difere do diet por também ter redução de kilocalorias foi lançado mais como estratégia de marketing do que proposta de mudança.

Segundo uma reportagem que eu li num jornal local da minha cidade com a nutricionista Carla Pires Bogéa, doutorada em Ciência dos Alimentos, os poblemas que ocorrem com mais frequência são:

– O consumidor acha que diet tem restrição de kilocalorias e deixa de comer a versão original com mais sabor, melhor preço e valor de kilocalorias muito próximo;

– O consumidor se empolga, compra o produto light e come mais do que comeria a versão original e acaba ingerindo muito mais kilocalorias;

– O produto zero atrai e muitas ve zes ò consumidor acha que é liberado;

Nosso conselho é que as pessoas leiam os rótulos e comparem os produtos antes de comprar e comer. No rótulo não tem propaganda, mas sim a informação nutricional do alimento. Dessa forma, é possível ver se o produto realmente atende as necessidades desejadas.

Portanto, fica ai a dica, agora a escolha depende da necessidade de cada um, como disse a nutricionista o negocio é ficar de olho, pois nem sempre o produto é tudo aquilo que a midia diz ser.

E você já se decidiu? Coca-cola Zero, Light ou Comum ou Guaraná Zero, Diet ou Comum!


Ações

Information

9 responses

26 10 2007
Rummenigge

” da nessecidade de cada ‘” –>> seria: necessidade 🙂
O Seu blog é 10, e esse post vem confirmar isso…
Como você mesmo cita: Conhecimento não compartilhado é conhecimento nulo….
Parabéns e um abraço

30 01 2008
vinicius.big

muito bom o texto…
mas “menas kilocalorias” doeu! rsrs!
arruma aí!

[]s

31 01 2008
Wellington

Já arrumei os erros de digitação, desculpe…😀
Fico feliz em saber que foi util a vocês…
Abraço

18 09 2008
oiiiiii

nada

12 12 2010
rhamon

aí véi o melhor é o Guarána ZERO ao invés da Coca Zero:

1°- a coca zero tem muito sódio , oque faz mal ao coração
2°- o guaraná ZERO é bem melhor cara, e não tem nada de sódio

OBS.: Os 2 refrigerante são zero calorias, então tente ao máximo optar pelo Guaraná ZERO pois não vai te trazer nenhum mau que seja sério no futuro

12 04 2011
JAANE

Intender?? se a nem a palavra vc ta escrevendo certo imagina essa explicação em????

4 05 2011
Wellington

Olá Jaane, Este texto foi escrito via software.
Através de um leitor OCR, o que justifica alguns erros ortográficos, mas nada que comprometa a informação passada.
Editei a fonte complementei algumas partes, mas infelizmente não tive tempo de revisar antes de postar.
Fica aqui registrado minhas sinceras desculpas se tais erros lhe incomodaram.
São devido a esses comentários que eu parei de postar artigos no blog.

Grato desde já.

15 07 2011
Kako

JAANE “intender” eh osso viu..
vc tbm n parece escrever muito bem..
critique menos e seja mais util…

15 07 2011
Kako

Axo que tudo isso seja bem mais marketing do
que preocupação com o bem estar do cliente..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: