O que é Microsoft DirectX?

3 12 2007

Bom pessoal estou um tempo devendo um artigo novo a este blog, mas como eu não gosto de ficar postando qualquer coisa só para “encher a lingüiça” , procuro postar matérias mais detalhadas e bem elaboradas, devido a isso fica este intervalo entre os posts.

O assunto que vou tratar neste artigo me surgiu com uma pergunta. Estava eu conversando com um amigo e ele me faz a seguinte pergunta:

  • Que diabos é este negocio de directx que tem no Windows?

 

“O Directx é um “driver” muito usado por aplicações 3D (Principalmente Jogos), para deixar os gráficos melhores, e coisas assim. Sempre é bom ter uma versão recente. Já que os jogos são os que mais o exigem”.

 

Essa minha resposta foi totalmente obscura e sem muitos fundamentos técnicos ele ficou satisfeito com ela, mas eu não. Agora, se você é igual a mim continue lendo e aprenda um pouco sobre essa tecnologia.

Como surgiu?

 

    A primeira versão do DirectX , anteriormente era conhecido como Game SDK, foi lançado no final do ano de 1995 para incentivar desenvolvimento de jogos para a plataforma Microsoft Windows, antes do advento do DirectX, a maioria dos jogos de computador foram escritos para MS – DOS, mas com a necessidade de se redesenhar a tela rapidamente para a animação em tempo real assim obtendo velocidade satisfatória para animações, surgiu então o DirectX que nada mas é que uma coleção de rotinas APIs (Aplicative Programming Interface) que tratam de tarefas relacionadas a programação de jogos e aplicações 3D para o sistema operacional Microsoft Windows, ou seja, é quem padroniza a comunicação entre software e hardware.

    • Como funciona e quais são algumas das APIs?

    Os componetes API do DirectX , DirectInput, DirectPlay, DirectSound, DirectMusic, DirectSetup, e DirectX Media Objects. Como eu havia dito acima o funcionamento de maneira bem simplificada as APIs padronizam a comunicação entre o hardware e software auxiliando no gerenciamento dos recursos do hardware.

    • Porque é sempre bom ter hardwares compatíveis com a versão mais atual?

    – A cada nova versão que surge do Microsoft DirectX, são feitas melhorias significativas no desempenhos para tal jogo, tal programa. Por exemplo, eu quero executar um jogo que é compatível com o DirectX 10 ou superior, porém eu ainda uso o DirectX 9. Quando rodar o jogo, ele pedirá instruções que somente nas versões a partir da 10.0. são possíveis, como eu estou com a versão 9.0, ele não reconhecerá a instrução e dará um “jeitinho”, assim o resultado final não terá uma qualidade que o jogo, ou programa oferece. Portanto, o ideal é ter sempre a última versão do DirectX na máquina instalado, contanto que seu hardware tenha suporte para a versão mais recente.

    No entanto, isto não é tudo, procurei falar de maneira superficial explicativa sem entrar muito em conceitos complexos. Acredito que este texto sane um pouco da duvida e apresenta de forma razoável o que de fato é o DirectX.


    Ações

    Information

    2 responses

    4 10 2008
    jeferson.info - o seu blog de linux

    Olá,
    Não podia sair daqui sem dizer q essa tirinha do seu header é demais. Me identifiquei totalmente.

    Abraços

    3 05 2010
    heidy

    gostei do artigo, foi muito esclarecedor e de uma maneira muito clara.

    Deixe uma resposta

